Quando uma máquina está bem oleada, ela tende a funcionar de maneira mais eficiente. O mesmo preceito vale para o motor de um carro. Como já comentamos aqui, fazer uma manutenção preventiva só traz benefícios para o seu automóvel!
Desde a escolha do profissional que será responsável pela manutenção até a seleção dos melhores óleos para lubrificação a serem usados no seu carro, é preciso ter muito cuidado e atenção. Essa preocupação vai contribuir com a extensão da vida útil do veículo, pois os componentes básicos estarão funcionando e, principalmente, em bom estado de conservação.
Além disso, mais uma vez, especialistas do mercado recomendam sempre seguir o que está descrito no manual do usuário. O grupo de profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento / fabricação de um carro já considera itens que não são visíveis, mas que são extremamente relevantes para o bom funcionamento do veículo, como é o caso do óleo lubrificante.
Abaixo vamos falar um pouco mais sobre alguns aspectos relevantes da lubrificação para o carro:
É válido ressaltar que a troca de óleo feita de maneira regular é um procedimento diretamente ligado ao desempenho do automóvel, pois a garantia da lubrificação adequada reduz de maneira significativa o atrito entre as peças do motor.
O lubrificante certo é aquele que vai zelar pela performance projetada pelo fabricante para o modelo em questão. Sendo assim, não há motivos para que você tenha dúvidas quanto ao tipo a ser escolhido. Basta seguir a recomendação do fabricante, uma vez que isso vai significar que o seu veículo estará funcionando da melhor forma possível.
Além disso, é válido ter em mente que conforme vão acontecendo evoluções nos motores e lubrificantes, as exigências tendem a aumentar e, com isso, cada novo nível de qualidade que surge sobrepõe as últimas composições em lubrificação.
Os óleos lubrificantes possuem viscosidades diferentes e caso você tenha alguma dúvida sobre onde encontrar mais detalhes sobre isso, basta verificar a embalagem do óleo. Lá estão indicados os graus e demais informações sobre a viscosidade do produto.
Esse grau é estabelecido pelo fabricante, pois considera o acabamento do motor, uma vez que eles conhecem a fundo o material utilizado, níveis de folga das peças, entre outras características. Lembre-se: o principal objetivo é zelar pelo desempenho correto e eficiente das funções normais do motor!
A redução do desgaste das partes móveis em partidas a frio, bem como a conservação da performance do motor que está em alta rotação são mais alguns dos pontos positivos da relação tipo de lubrificante versus grau de viscosidade.
Uma vez que o seu carro está funcionando corretamente, o reflexo aparece no bolso! Com a manutenção sendo feita regularmente, há reduções de gastos com combustível, trocas de óleo que não eram necessárias em um primeiro momento, trocas de peças, entre outros fatores.
Além disso, quando falamos sobre durabilidade, o óleo próprio para o seu tipo de carro contribui com uma redução na força que o motor faz para rodar, reduz a formação de borras e, ainda, garante uma lubrificação de qualidade no motor.
E, ainda, a lubrificação correta tende a durar mais tempo, em decorrência da viscosidade ideal que possui para lidar com as variações de temperatura do motor. Dessa forma, as trocas de óleo poderão ser feitas em menor frequência!
Quando novo, o óleo que será utilizado para abastecer o reservatório do carro possui uma coloração mais puxada para tons de ocre, porém, após determinado tempo de uso, normalmente no período em que a sua troca deve ser feita, o lubrificante é retirado e sua cor está preta.
Apesar da transformação do elemento, isso não é motivo de preocupação ou um indicador obrigatório de que estava mais do que na hora de trocá-lo. No caso, isso costuma refletir que o produto estava desempenhando bem o seu papel!
O óleo tem a função, além da redução do atrito entre as peças, de remover as impurezas do motor, absorvendo elas até que seja feita a próxima troca. Apesar de impactante, é crucial que as “sujeiras” retiradas estejam concentradas no óleo ou, ainda, no filtro de óleo do carro e não em outras partes do motor, por exemplo, pois isso pode refletir em problemas no funcionamento do veículo.
Ainda nesse contexto, é válido mencionar que existem alguns tipos de óleo que possuem uma capacidade de limpeza bem maior, quando comparados aos demais, por isso, esteja atento!
Esse tipo de filtro tem como objetivo retirar todos os resíduos não desejados que se encontram “presos” ao óleo que circula no motor. Assim como o óleo precisa ser trocado, o filtro também deve ser considerado na agenda de manutenções do carro.
Quando entupido, ele pode perder a sua função e causar sérios problemas como o entupimento do motor e até mesmo a fundição dele. Você, como dono e condutor, não quer que isso aconteça, não é mesmo?
Mas e como acontece a filtragem? O dispositivo em questão possui um papel especial, que fica localizado dentro da carcaça do que conhecemos como filtro de óleo, sendo assim o responsável por fazer essa retenção.
Vamos dizer que você tenha feito uma troca de óleo e optou pela marca X, porém o especialista que você buscou tinha somente uma unidade dele e mais duas da marca Y, o que você faz? Segue com a mistura?
Em casos como esse, é essencial lembrar que ao misturar dois produtos diferentes está se criando um terceiro, o qual não temos conhecimento das propriedades exatas, bem como do seu desempenho, por exemplo. Dessa forma, fica mais difícil ainda estabelecer qual será o próximo período de troca. Então, indica-se seguir sempre utilizando a mesma marca, a cada troca!
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