A ideia hoje é discorrer sobre a importância dos filtros que temos no carro, seu papel e manutenção. Como as demais partes críticas do veículo, é muito importante que você, como condutor, esteja atento ao desempenho do seu motor e assim possa ser capaz de acompanhar os devidos períodos para a manutenção preventiva.
Eles podem ser baratos e de fácil substituição, mas são muito importantes! Os filtros de ar, óleo e de combustível são cruciais para o funcionamento do veículo. Essas peças são essenciais para evitar a entrada de impurezas. Além disso, para aqueles que dispõem de ar condicionado no carro, também existe um filtro de ar específico para essa funcionalidade!
A troca periódica deles deve acontecer junto às manutenções preventivas. E o período para essa revisão vai variar de acordo com as condições as quais esses veículos estão expostos, como o local onde trafegam, se em situação urbana, rodoviária ou rural. Além disso, mais uma vez, lembre-se: é essencial seguir as orientações do fabricante!
Vamos lá?
É feito para retirar as impurezas oriundas da fricção das peças móveis do motor, bem como partículas resultantes da combustão. Quando não é trocado, ele pode reduzir a quantidade de óleo das peças, além de levar a bomba de óleo a trabalhar com maior esforço, o que pode resultar em um aumento no desgaste e uma necessária troca prematura das peças.
Atualmente as montadoras têm sugerido que a substituição dessa parte aconteça junto às trocas de óleo, que podem ser entre 10 e 15 mil quilômetros.
Já esse tipo de filtro é aquele voltado para as impurezas do álcool, da gasolina ou do diesel antes do combustível queimar. Ele está localizado entre o tanque e o motor, para barrar a passagem, durante o transporte do combustível, de possíveis impurezas que possam estar acumuladas no tanque, como pó, ferrugem, água e sujeira e que podem afetar o funcionamento da bomba de combustível e do bico injetor.
Se isso acontecer pode haver falhas e impactos no rendimento do sistema de injeção. E ninguém quer isso, não é mesmo? Sobre a manutenção, assim como o de óleo, recomenda-se que a troca seja feita entre 10 e 15 mil quilômetros.
Outro dos filtros relevantes, tem como papel atuar na separação e eliminação de partículas tidas como impuras e oriundas do ar que são aspiradas pelo motor. Dessa forma se garante que somente o ar livre de impurezas seja direcionado à câmara de combustão.
Com isso, mais uma vez, é possível evitar que aconteça um desgaste antecipado das peças móveis do motor, como é o caso do pistão e da biela. Além disso, aumentos súbitos no consumo de combustível podem estar relacionados a problemas com este tipo de filtro.
A orientação é para que sua troca aconteça em cerca de 10 mil quilômetros. E é importante ter em mente que esses filtros não podem ser limpos com jato de ar, pois pode haver o rompimento dos poros que atuam como meio filtrante.
Para os carros que dispõem de ar-condicionado, existe o filtro de cabine ou filtro de ar-condicionado. O seu objetivo é atuar na filtragem do ar que vem da rua para a parte interna dos veículos e retirar odores. Quando velho, ele pode impedir o fluxo de ar.
A sua troca está mais condicionada a forma como o motorista usa o seu carro. Se for rotina pegar engarrafamentos, por exemplo, a sua durabilidade será menor. De toda forma, como temos ressaltado até aqui, a checagem periódica é essencial!
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